Cédulas do Real, a moeda brasileira.

A inflação sobe ou desce? Uma projeção “Real” para você…

Oito moedas circularam no Brasil nos últimos 82 anos. Ao analisarmos os impactos econômicos de cada uma, percebemos que apenas o Real não apresentou acumulados de inflação com elevações exorbitantes.

Em 2024, celebramos os 30 anos da criação do Plano Real. O marco é muito importante, ao ponto que nos leva a projeções que possam desenhar um cenário social e financeiro para os próximos anos. Antes disso, porém, vejamos o histórico de inflação no Brasil conforme cada moeda:

Tabela mostra impactos históricos da inflação no Brasil
Tabela mostra impactos históricos da inflação no Brasil

Vamos, agora, a uma reflexão: qual é o futuro do Real? O País controlará a inflação nos próximos anos ou viveremos ainda mais apertos financeiros?

Diretor da Ávila Capital, uma das maiores referências nacionais em investimentos, Guilherme de Carvalho comenta que o Real cumpriu a sua função: “ O Real foi um sucesso, o Brasil possuía inflação descontrolada, na casa de 2.400% ao ano. O mercado como um todo, a economia real, se adaptou e performou bem com a moeda como vemos no gráfico, porém, a economia nacional é bastante complexa. Precisamos de que muitas empresas estruturas estejam em harmonia. Precisamos de ter fiscal, jurídico, governo como um todo buscando cumprir os acordos. Bom, sabemos que no Brasil isso é um grande desafio, dado a dimensão e diversidade de linhas de pensamento, e que tem mostrado ao longo do tempo que os conflitos de interesses e auto convicções têm atrapalhado a performance técnica do país.

Sendo assim o futuro, claro, sempre incerto, mas ainda mais turvo sem termos a devida clareza sobre os cumprimentos das metas.

Inscreva-se para receber as novidades no Ávila News

Explorar
Arraste