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Gerir as ações das empresas é essencial para a sobrevivência de um negócio.

Governança e compliance: como aplicar na vida e nos negócios?

Um dos assuntos mais abordados pela imprensa na semana passada foi o caso de uma operação financeira, oriunda da Caixa Econômica Federal, barrada por alguns de seus gerentes. Segundo os jornais, o montante era de R$ 500 milhões, e o processo considerado de alto risco, pois visava aportar recursos em um produto com retorno bastante incerto.

Além de movimentar debates no mercado financeiro, o fato despertou um assunto essencial para as empresas e até para a sua vida pessoal: a importância da governança e do compliance.

Governança

É um conjunto de ações, envolvendo práticas, processos e políticas, cujo objetivo principal é dirigir e controlar uma empresa ou instituição. A governança engloba a estrutura de liderança, os direitos e responsabilidades dos diferentes participantes de uma organização. Entre eles, podemos destacar acionistas, conselheiros e gestores.

Para que uma entidade tenha uma governança eficiente, são necessárias várias iniciativas. Destacam-se, por exemplo, promoção de transparência – financeira, inclusive -, sustentabilidade e responsabilidade; esses são elementos indispensáveis para que uma empresa conquiste longevidade e crescimento saudável.

Compliance

É o cumprimento de uma série de normas, como políticas, diretrizes, regulamentos e leis, estabelecidas em uma organização e na sociedade como um todo. No universo empresarial, a compliance significa garantir que a empresa e seus funcionários estejam operando dentro dos parâmetros legais e éticos. No caso dos cidadãos, podemos considerar que é a adesão a normas e padrões comportamentais que possam promover responsabilidade e postura íntegra.

Benefícios para a vida e para os negócios

Quem investe em governança e compliance protege negócios e projetos pessoais de penalidades e de diversos prejuízos, principalmente financeiros. Além disso, esse investimento exalta a confiança e reputação de uma organização diante do mercado e de seus clientes.

No âmbito pessoal, quem adota esses princípios conquista uma vida organizada, transparente e ética. Assim, é possível construir relacionamentos mais saudáveis e cuidar da sua imagem diante das outras pessoas.

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