Agência do INSS em Brasília.

 INSS: pesquisa reitera dependência dos brasileiros

Mais de 93% dos cidadãos dependem do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como fonte de aposentadoria. O resultado foi identificado na sétima edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

O aluguel de imóveis, com 4,2% dos entrevistados, aparece na segunda colocação. Apenas em seguida, no terceiro lugar, está a previdência privada, com pouco mais de 4% dos brasileiros. Confira a relação completa:

  • INSS —- 93,3%
  • Aluguel de imóveis —- 4,2%
  • Do seu salário —- 2,0%
  • Das economias que possui —- 1,9%
  • Família ajuda no sustento —- 1,5%
  • Aplicações financeiras —- 0,9%

A pesquisa indica uma série de problemas relacionados à falta de educação financeira no Brasil. Para Guilherme de Carvalho, sócio da Ávila Capital, referência em investimentos, o INSS é sim um tema, infelizmente, pouco discutido da maneira correta, especialmente por quem mais precisa: os contribuintes.

“O que a maioria quer é ter o seu salário preservado juntamente ao seu padrão de vida, isso deixando na conta da sua aposentadoria via INSS. É bem verdade que a previdência social possui, atualmente, um rombo de aproximadamente 326 bilhões, cerca de 2.5% do PIB. Ou seja, qual a garantia de que você, daqui a 10, 20, 35 anos, irá conseguir se aposentar? Além das possíveis e necessárias reformas da previdência, há a seara política, arcabouço fiscal, tributário, jurídico. Percebem que não é algo simples de se resolver?

Guilherme continua: “E qual a solução? Também não existe uma pronta, cada caso é um caso. Mas, se posso dar uma dica generalista que, possivelmente, serve para a maioria dos brasileiros, essa dica é a previdência privada. Acessível, simples e eficaz. E não, ela não sobrepõe a sua previdência via INSS, mas complementa. Antes, víamos planos iniciais para R$ 1.000,00 mensais, ou seja, só adquiria quem pudesse investir ao menos 1 mil reais mês. Agora, com apenas R$ 100,00, você consegue adquirir um plano de previdência privada”.

Inscreva-se para receber as novidades no Ávila News

Explorar
Arraste