Se você está entre os 20% dos brasileiros que, segundo o Datafolha, planejam as finanças para o futuro, este conteúdo, certamente, não é para você.
Mas se você está entre os 80% dos cidadãos que não realizam um planejamento para os próximos anos, este é um conteúdo vital para a sua jornada pessoal.
O que acontece quando você não planeja sua aposentadoria?
Planejar o futuro financeiro pode parecer algo distante, mas a verdade é que o tempo passa rápido, e quem não se prepara pode enfrentar desafios nada agradáveis. A previdência privada é uma das melhores formas de garantir tranquilidade e segurança em relação ao futuro, evitando sustos que podem tornar-se pesadelos eternos.
5 situações que podem acontecer com quem não se planeja para a aposentadoria:
✔ Dependência financeira – sem uma reserva própria, você pode precisar contar com a ajuda de familiares para pagar suas contas.
✔ Dificuldade para manter o padrão de vida – O INSS, na maioria dos casos, não é suficiente para garantir o mesmo conforto financeiro que você tem hoje.
✔ Falta de recursos para emergências – problemas de saúde e imprevistos podem se tornar um grande desafio sem uma reserva adequada.
✔ Obrigação de continuar trabalhando – sem uma renda complementar, a única opção pode ser adiar a aposentadoria.
✔ Estresse financeiro – a insegurança sobre o futuro pode gerar preocupações constantes, impactando sua qualidade de vida.