MENU

O que é Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)

O que é Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)?

Saiba o que é Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) quem pode aderir e o valor de cada aposentadoria após a Reforma da Previdência.

Regime Próprio de Previdência Social, ou simplesmente RPPS, é uma modalidade de Previdência Pública voltada a servidores concursados e seus beneficiários.

É como um fundo de investimento que oferece benefícios de aposentadoria e pensão por morte aos seus segurados e favorecidos. Porém, desde a aprovação da Lei nº 9.717/1998, esse regime passou a excluir servidores comissionados, temporários ou com mandato eletivo. Então, é válido apenas para servidores titulares de cargo efetivo.

Definição

Conhecido pela sigla RPPS, o Regime Próprio de Previdência Social é um sistema de Previdência Pública obrigatória para servidores públicos titulares de cargo efetivo e seus dependentes. Assim sendo, inclui servidores concursados, sejam eles inativos ou não, e seus beneficiários.

É intitulado Regime Próprio porque cada um dos entes públicos federativos, como União, estados, Distrito Federal e municípios, pode ter o seu. Entretanto, vale destacar que sua criação é opcional.

Em suma, a União e os estados têm Regimes Próprios de Previdência para servidores, enquanto que nem todos os municípios instituíram os seus. Nestes casos, os servidores públicos titulares de cargo efetivo são vinculados ao Regime Geral de Previdência Social: o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Quem pode e deve aderir ao RPPS?

O Regime Próprio de Previdência Social é obrigatório para servidores públicos titulares de cargo efetivo.

Então, todos os trabalhadores concursados vinculados a entes públicos da federação como estados, Distrito Federal, municípios e União podem usufruir de seus benefícios previdenciários.

Alíquotas de contribuição previdenciária

As alíquotas de contribuição do RPPS são outras, diferentes do Regime Geral. Os valores são atualizados anualmente, conforme reajuste salarial.

O novo cálculo tem como base as alíquotas progressivas, variando entre 7,5% e 22%.

Qual a diferença entre Regime Geral de Previdência Social(RGPS) e Regime Próprio de Previdência Social(RPPS)?

A principal diferença entre o RPPS e RGPS vai além das siglas:

  • RPPS é o Regime Próprio de Previdência Social;
  • RGPS é Regime Geral de Previdência Social.

O primeiro é destinado a servidores públicos concursados e seus dependentes, enquanto que, o segundo, se destina a servidores comissionados, temporários ou com mandado eletivo.

Entretanto, o RPPS é um regime próprio para cada ente federativo e obrigatório para os servidores que são titulares de cargo fixos. E o RGPS, gerido por uma entidade pública – INSS que deve ser obrigatória para quem trabalha sob regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), incluindo cargos comissionados e temporários.

Existem ainda outros tipos de filiação ao INSS, autônomos podem fazer sua adesão e pagar o imposto devido pelo recolhimento da GPS – Guia da Previdência Social. O mesmo vale para trabalhadores avulsos ou empresários.

A semelhança entre os regimes previdenciários é que se tratam de regimes controlados pelo Governo. O que significa que estão suscetíveis a mudanças ao longo do tempo, como aconteceu com a Reforma da Previdência.

Inscreva-se para receber as novidades no Ávila News