MENU

Especialistas projetam apenas mais um corte na Selic para 2024

Selic: mercado prevê só mais um corte até o fim de 2024

O mercado já não acredita na continuação da política de cortes na taxa básica de juros brasileira, a Selic. Essa é a conclusão do Boletim Focus, divulgado no dia 3 deste mês junho pelo Banco Central.

Segundo projeção do BC, os especialistas esperam apenas mais uma redução até o fim do ano, em torno de 0,25%. Atualmente, a Selic está em 10,50%.

O Boletim Focus apontou, além disso, que a Selic terminal de 2025 foi de 9% na semana retrasada para 9,18% na semana passada. Dessa forma, manteve-se estável em 9%, corroborando com as projeções para o fim de 2026.
Ao analisar os índices, Guilherme de Carvalho, sócio da Ávila Capital, referência nacional em investimentos, diz que as projeções do mercado, indicando apenas mais um corte na Selic, apontam para um cenário de cautela diante das incertezas econômicas e políticas no Brasil.

Mesmo a economia mostrando sinais de recuperação, com inflação relativamente controlada e crescimento gradual, os especialistas estão preocupados com fatores externos. Entre esses fatos podemos citar a volatilidade dos mercados globais e a política monetária de grandes economias, que podem influenciar diretamente o cenário doméstico.

“Vale salientarmos, também, que com a proximidade das eleições de 2024 adiciona, notamos incerteza no ambiente econômico. Tradicionalmente, anos eleitorais são marcados por maior volatilidade e imprevisibilidade, o que pode justificar a postura mais conservadora do Banco Central em relação a novos cortes na taxa de juros. Nesse sentido, a ideia é manter a estabilidade econômica, eliminando, dessa forma, movimentos que desestabilizem a confiança dos investidores. A palavra de ordem deve ser “prudência”. Além disso, são necessárias avaliações constantes a respeito dos fatos políticos e econômicos”, complementa Guilherme.

Inscreva-se para receber as novidades no Ávila News